segunda-feira, 18 de março de 2013

Pastor Alemão

O pastor-alemão ou lobo-da-alsácia é uma raça canina proveniente da Alemanha. É considerada umas das mais numerosas e estudadas ao redor do mundo. Provável descendente de cães pastores do noroeste deste país europeu, teve seu primeiro exemplar registrado no século XX, pelo aposentado da cavalaria alemã Max von Stephanitz. Propagandeados como mensageiros, batedores e carregadores, serviram ao exército alemão na Primeira Guerra Mundial, chamando a atenção dos exércitos inimigos, que levaram alguns exemplares consigo ao fim da guerra.





Popularizados nos Estados Unidos e Reino Unido, tornaram-se celebridades da tv e do cinema, figurando em produções como Rin-Tin-Tin.









Fisicamente, pode chegar aos 44 kg e medir 66 cm. Sua pelagem, de subpelo denso e duro, varia nas cores castanho de capa preta, preto, marta e branco. A pelagem branca, apesar de ser indesejável para os padrões norte-americano e inglês, por exemplo, não é tão incomum, e em 2002 foi reconhecida pela FCI como uma nova raça em virtude dos esforços de criadores suíços: Pastor branco suíço

domingo, 17 de março de 2013

Rottweiler



Rottweiler é uma raça canina desenvolvida na Alemanha. Cão criado por açougueiros na região de Rottweil para o trabalho, logo tornou-se um eficiente animal de guarda e pastoreio, além de útil na tração. E' reconhecidamente uma das raças mais antigas, já vista no século I em campanhas das legiões romanas pelos Alpes, tanto pastoreando quanto guardando prisioneiros. É dito que o Imperador Nero mantinha exemplares em seu palácio para desencorajar intrusos.





Os Rottweilers eram ainda usados para guardar dinheiro em longas jornadas. Devido à sua utilidade, tornou-se popular em todo o mundo. É uma raça descrita como de exemplares inteligentes, bravos e devotados aos donos. Fisicamente é um animal forte, de pelagem preta e curta, com marcações em mogno; é robusto e de estrutura compacta, que transparece força, agilidade e resistência.
A expectativa de vida é de 9 à 10 anos, os machos medem de 61 a 68 cm de cernelha e pesa entre 43 a 59 kg, as fêmeas medem 59 a 63 cm de Cernelha e pesam entre 38 à 52 Kg








Essa raça pode ser muito territorial e protetora da casa e de sua família. Rottweiler tem a cara de bravo mas são ótimos para famílias e crianças, pois são muito dóceis e adoram atenção.

Shih Tzu





O Shih Tzu é um cão Originário da China. O Shih Tzu é um cão de raça de pequeno porte, a expectativa de vida desta raça é de 15 anos . O peso médio dos cães é, em média, de 4 a 7 quilos, e a altura destes cães varia de 20 a 30 cm.
   O Shih Tzu adora receber carinho do seu dono, são muito dóceis e amáveis, Se adaptam muito bem a ambientes pequenos. Quando treinados para fazer necessidades fisiológicas, tornam-se muito higiênicos, e não dormem em locais usados para suas necessidades. Eles adoram ficar esparramados em chão de piso frio.  É comum eles beberem muita água.
Os Pelos destes cães são macios, sedosos e compridos,são aceitas todas as cores.








Poodle

O Poodle é um cão originário da Alemanha (de acordo com a Federação Internacional de Cinofilia é originária da França ) é considerada a segunda raça mais inteligente do mundo.

Em sua estrutura , o Poodle pode medir de 25 cm a mais de 38 cm. O peso varia de acordo com o tamanho. Em média o Poodle vive 15 anos.
Os Poodles são brincalhões e inteligente, eles necessitam muito de companhia, principalmente do dono.
Adaptam-se muito bem em ambientes pequenos.
Sua pelagem pode ser encaracolada ou cacheada,apresentam variadas cores, porem as cores mais comuns desta raça são:
Branca


Cinza


Preto


 Caramelo






Yorkshire


O Yorkshire é um cão originário da Inglaterra. É um cão de pequeno porte, com altura entre 23 a 24 cm, com peso de 2,5 a 3,5 kg. Em média um Yorkshire vive de 12 a 15 anos.

É uma raça classificada como destemida, carinhosa, afetuosa, versátil e independente. Está sempre ocupado, é teimoso e pode ser agressivo com cães estranhos e outros animais pequenos. Embora alguns tendam a latir muito, pode ser facilmente educado para não latir tanto.



Sua pelagem é considerada muito fina, lisa e longa, chegando a atingir os 37 cm.
por definição, este cão deve apresentar as cores azul-aço e o fulvo. O azul-aço é considerado um cinza brilhante, quase preto, o que dá a impressão de azul, enquanto o fulvo é classificado como um amarelo tostado, quase caramelo.





Beagle

O Beagle é um cão de pequeno e médio porte, eles têm geralmente entre 33 e 40 cm , o padrão da Federação Internacional de Cinofilia diz que o cão deve ter no minimo 33 cm e não mais do que 40 cm. Pesam entre 8 a 16 kg,. Em média um Beagle vive de 12 a 15 anos.


O Beagle tem um temperamento calmo e uma disposição moderada, eles são amáveis e raramente são agressivos e tímidos. Eles gostam de companhia e embora possam ser inicialmente retraídos com estranhos, são facilmente conquistados. Por essa razão, eles não são cães de guarda muito bons, apesar de sua tendência a latir ou uivar quando confrontados com desconhecidos, o que faz deles bons cães de vigília.
         Os Beagles possuem algumas variações quanto a marcação,porém são sempre Tricolores ou Bicolores, e qualquer que seja a combinação do corpo, a ponta da cauda é, obrigatoriamente, branca.




Pit Bull




O Pit Bull é um cão de porte médio, de constituição sólida, pelagem curta, com uma musculatura bem definida. Esta raça é poderosa , robusta, atlética, ágil, tem uma incansável persistência, grande resistência Física e tolerância a dor. É um excelente cão de companhia , porém necessita de donos que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem obediência  aos seus cães. Segundo Adestradores renomados, o que determina o comportamento do cão é a criação.
Em média o Pit Bull vive 12 anos, podem pesar de 13 a 27 kg.
O Pit Bull se apresenta em todas as cores e marcações e é indicado para pessoas que possam dar o carinho e atenção que os Pit Bull's necessitam



Pinscher


O Pinscher é uma raça originária da Alemanha. é uma raça de cão de porte pequeno, esbelta, com pelagem curta e densa. Apesar do tamanho, é muito corajoso e extremamente valente, ousado, tende a perseguir outros cães que se aproximem independente de raça e tamanho. É necessário o cuidado na convivência com crianças, pelo tamanho reduzido do animal, acidentes podem acontecer pelo contato brusco ou brincadeiras não supervisionadas. Quando bem cuidado , torna-se um ótimo companheiro, leal, carinhoso e obediente.
     Em média os pinscher's vivem de 14 a 16 anos. Podem pesar de 2 a 4 kg . O Pinscher tem somente um padrão de tamanho definido oficialmente que é de 25 a 30 cm de altura, quando ele ultrapassa 30 cm de altura, ou não atinge 25 cm , está fora do padrão, o que pode desclassificá-lo em competições.
   É a menor raça de guarda classificada pela Federação Cinológica Internacional.


        As cores são sólidas em várias tonalidades de marrom, e preto com marcas marrons bem nítidas nas maçãs do rosto, focinho, acima dos olhos, no queixo e garganta, nos dois lados do ante-peito,pernas dianteiras, patas, face interna das pernas traseiras e na região anal.

Akita

O Akita é uma raça de cães originária do Japão.
São discretos, determinados, protetores e muito corajosos, é uma raça possessiva com relação aos donos e território, o que o torna um ótimo cão de guarda, são pacientes e só usa o latido em ocasiões necessárias, mas costumam uivar quando necessita de algo. Os machos medem, em média, entre 65 e 70 cm e as fêmeas entre 57 e 63 cm, o peso varia de 33 a 50 kg.
  Possuem Pelagem Dupla, sendo o pelo de cima duro e reto e o subpêlo macio e denso. Como possui subpêlo, há uma intensiva troca de pelo em algumas épocas do ano, devendo ser muito bem escovado para manter seu belo aspecto e eliminar pelos mortos. Vivem em média de 10 a 12 anos. São bastante apegados aos donos, sendo considerado " cão de um dono só".
       Suas Cores podem ser :

Vermelho Fulvo



Sésamo


Branco


Tigrado 


Os Exemplares de todas as cores , exceto a branca, devem apresentar o "urajiro" (pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, nas bochechas, sob o queixo, pescoço, ventre, na face interior da cauda e face interna dos membros).


Lhasa Apso



É um cão de origem chinesa. É um cão de pequeno porte, com uma altura aproximada de 25 cm e peso de 6 a 8 kg. Por seu tamanho, beleza e companheirismo ganharam a simpatia de muitos, sendo um cão escolhido por aqueles dispostos a dar e receber muito carinho e atenção.O lhasa apso é considerado um cão extremamente inteligente, simpático, espirituoso, sensível, companheiro e um tanto quanto teimoso. Precisam de atenção e cuidados contantes principalmente com o pelo, que precisa ser constantemente escovado e limpo, mas estão sempre dispostos a retribuir todo esse cuidado com muita devoção.
As cores são variadas, podendo ser encontrados em dourado, areia, cinza escuro, mel, preto, branco, marrom, com ou sem manchas.
Sua longevidade está entre 10 a 12 anos, apresenta-se com baixo nível de agressividade e necessita de atividade física moderada

.

Labrador


Os Labradores são cães obedientes e inteligentes, possui um ótimo faro e um corpo atlético, é um cachorro bem humorado, amável, leal e totalmente confiável com crianças.
    É utilizado como cão de busca e resgate, e como guia de cegos, além de ser uma das raças mais utilizadas em terapias.
    Pode parecer adaptável a qualquer estilo de vida, mas não é apropriado para uma vida  sedentária, pois precisa de muito exercício, como correr e nadar. É uma raça que necessita de muita atenção dos donos, caso contrário podem se tornar um "destruidor" de objetos, principalmente sapatos, meias e pés de móveis. Fisicamente pode atingir os 62 cm e pesar 36 kg . Em média um Labrador pode viver de 10 a 12 anos.
Sua pelagem é grossa e impermeável, variando em quatro cores:


 Preto


Caramelo 


Chocolate


Creme


Basset Salsichinha



Dachshund também conhecido como Basset ou salsichinha, é uma raça originária da Alemanha. Os cães adultos desta raça pesam entre 7 a 11 kg.
    Sua expectativa de vida é uma das mais altas no mundo canino - superior a 12 anos- embora não seja raro ver exemplares passando dos 20.
 Os pelos desta raça  podem ser encontrados em 3 variedades.


Pelo Liso



Pelo Duro


Pelo Longo


Os Dachshund são cães corajosos, protetores e também muito ciumentos, adaptam-se muito bem no ambiente familiar, mantendo bom relacionamento com adultos e crianças, são bem amigáveis e adoram brincar.Os cães desta raça possuem boas habilidades para caça.


Fox Paulistinha




Terrier Brasileiro, Popularmente conhecido como Fox Paulistinha, é uma raça Brasileira  do tipo Terrier de porte médio para pequeno.

Pode chegar a pesar no máximo de 10 kg e medir 40 cm de altura de cernelha.
O Fox Paulistinha é um cão alegre, divertido, incansável, alerta , ativo , meigo, esperto e desconfiado com estranhos. É um cão que requer poucos cuidados, e se adapta bem a qualquer ambiente.








Curiosidades Sobre os Cães

Os 10 Cães Mais Inteligentes do Mundo


Ranking de 1 a 10: Os 10 cães mais inteligentes do mundo

Velocidade de raciocínio: até 95% de chances de assimilar um novo comando na primeira vez.
Novos comandos: aprende em até 5 repetições.
01. Border Collie
02. Poodle
03. Pastor Alemão
04. Golden Retriever
05. Doberman Pinscher
06. Pastor de Shetland
07. Labrador Retriever
08. Papillion
09. Rottweiler
10. Australian Cattle Dog




Os 10 Cães Mais Bravos do Mundo


Ranking de 1 a 10: Os 10 cães mais inteligentes do mundo

Velocidade de raciocínio: até 95% de chances de assimilar um novo comando na primeira vez.
Novos comandos: aprende em até 5 repetições.
01. PitBull
02. Rottweiler
03. Pastor Alemão
04. Husky Siberiano
05. Malamute do Alaska
06. Doberman Pinscher
07. Chow Chow
08. Presa Canario
09. Boxer
10. Dalmata

O Cão mais Caro do Mundo
Um filhote da raça mastiff tibetano se tornou o cachorro mais caro do mundo ao ser vendido por cerca de R$ 2,7 milhões na China!
Os cães desta raça são guardas enormes, que ficaram vigiando acampamentos nômades e mosteiros no planalto tibetano durante séculos. São considerados uma das raças mais antigas do mundo. Recentemente tiveram seu preço inflacionado, tornando-se símbolo de status e poder na China, por serem considerados uma raça pura da terra, dificilmente encontrados fora do Tibete. 









29 Curiosidades sobre cães

Os cães pertencem à família dos canídeos, a mesma do lobo, da raposa, do coiote, do chacal e do lobo-guará. Ao todo, existem 34 espécie de canídeos. 

Para os zoólogos, existe apenas uma espécie de lobo, o cinzento, classificada em várias sub-espécies. O cão doméstico seria uma delas. De fato, cães e lobos são tão próximos que ambos podem cruzar e gerar filhotes híbridos. 

As raças mais velozes do mundo são greyhound (ou galgo inglês) e whippet (também inglês), uma “raça-miniatura” do primeiro. Eles são capazes de atingir incríveis 80 quilômetros por hora. A fama de corredor do greyhound fez da raça uma das preferidas para a caça e para a corrida de cachorros em muitos países. 

As raças de cães com a mordida mais forte são: mastin inglês, rottweiller e fila brasileiro. Eles tem a mandíbula mais curta e forte (que funcionam como alicates) e são normalmente usados como cães de guarda. 


E as raças mais burras, quais são? Anote aí: afghan hound, basenji, buldogue, chow chow e borzoi. 

As raças mais altas são o são bernardo, o grand danois, o mastim inglês, o wolfhound irlandês, o borzoi e o karabash da Anatólia (uma espécie de cão pastor turco). Todas elas alcançam em média os 90 cm de altura. 

A menor raça é a chihuahua, cujo peso varia entre 90 gramas e 2,75 kg. 

A raça mais pesada é o mastiff inglês, que costuma ultrapassar os 110 kg. 

Cães e gatos não exergam em preto e branco? Esqueça esse mito! Embora de forma mais limitada que os humanos, eles conseguem enxergar cores, sim. Enquanto os seres humanos tem três tipos de pigmentos que captam o azul, o verde e o vermelho, o cães e os gatos só tem dois. Eles vêem as cores como se elas fossem desbotadas e não percebem o verde, enxergando no lugar tonalidades que vão do cinza ao preto. 

O hábito de enterrar ossos e objetos, que são comuns a muitos cachorros, foi herdado de seus ancestrais lobos. Por uma questão de sobrevivência, os lobos costumam enterrar sobras de alimentos para os tempos de escassez de caça. 

O primeiro cão a ser enviado para o espaço foi uma cadelinha soviêtica chamada Laika. A viagem foi feita em 1957 e, infelizmente, não teve um final feliz: Laika não resistiu à viagem e morreu. 

O dobermann surgiu do cruzamento de quatro raças feitas pelo coletor de impostos alemão Karl Friedrich Dobermann (1834-1894). Na certa, ele queria se defender dos furiosos devedores. 

O rottweiller é uma raça mais antiga do que se imagina. Só para se ter uma idéia, ele já era usado como cão de pastoreio pelas legiões romanas. 

Na China, o chow chow é usado como cão de caça e o sharpei como cão de lutas (rinhas). 

Quando estão com dores de estômago, os cães comem grama para vomitar. 

O aparelho digestivo de um cão de raça pequena representa 7% de seu peso total, enquanto de um cão de raça grande representa apenas 2,7%. Um detalhe importante: os cães maiores tem o aparelho digestivo mais sensível. 

Os cachorros suam através das patas e do focinho. 

Os cães possuem o olfato muito mais desenvolvido do que os seres humanos. Enquanto os humanos possuem cinco milhões de receptores para odores, o cão possui 200 milhões. Eles, portanto, são capazes de cheirar e identificar cheiros que um ser humano jamais conseguiria sentir. 

Por que os cães costumam cheirar o rabo dos outros animais? Por causa de uma glândula na região do ânus que identifica cada animal. O odor serve como uma espécie de impressão digital que fornecem informações sobre o bicho. 

O cães riem? A pesquisadora norte-americana Patricia Simonte acredita que sim. Segundo ela, a respiração ofegante típica dos momentos de agitação é uma manifestação de que o animal está satisfeito e alegre. Em outras palavras, quer dizer que o cão está rindo. 

Como saber se um cão está com medo? Simples, eles colocam o rabo no meio das pernas. Caso isso aconteça, é melhor tomar cuidado. Qualquer movimento brusco pode fazer o animal revidar e atacar. 

Como saber se o cão é amistoso? Mais simples ainda: quando ele abana o rabo de modo relaxado e continuo. 

Como um cachorro demostra submissão? Virando de barriga para cima. 

E a lambida, qual o significado dela? Lamber um animal da própria espécie é um gesto de reverência. O animal está dizendo que gosta do outro. Os cães acabaram reservando esse gesto também para os seres humanos. 

Cães de orelhas grandes, caídas e peludas tem mais chances de desenvolver otites (inflamação nos ouvidos), do que cães com orelhas pequenas e/ou eretas. 

Doenças humanas que também são comuns nos cães: diabetes, derrame, catarata, hepatite, hipertireoidismo e outras. 

Normalmente, a boca de um cachorro tem menos bactérias e germes do que a boca de uma pessoa. 

As raças de cães mais populares na cidade de São Paulo são pitbull, pinscher, poodle e… o campeão, com 15% das preferências: vira-lata. 

Os cães mais famosos da ficção (quadrinhos, desenhos animados e filmes) são: Pluto, Banzé, Bidu, Idéiafix (o cãozinho de Obelix), Lassie, Rin-tin-tin, Snoopy, Milu (de As Aventuras de Tim-Tim), Floquinho e os 101 Dálmatas.

Ensinando truques ao seu cao



Treinando seu filhote

Você e seu filhote serão muito mais felizes se ele for obediente. Seu instinto natural é o de submeter-se à disciplina imposta pelo lí­der da matilha - o seu papel. Com treinamento, ele aprenderá a entender o que você quer dele e como ele pode lhe agradar. Gaste um pouco de tempo se preocupando com isso e provavelmente descobrirá que a companhia de um cão obediente compensará todos os seus esforços.

 Treinamento caseiro

Treinamento caseiro é raramente um problema para filhotes criados em condições adequadas - filhotes querem instintivamente ser limpos e têm vontade de agradar seus donos. Você deve começar o treinamento assim que seu animal de estimação chegar em casa. Qualquer demora no estabelecimento de uma rotina apropriada pode tornar o treinamento futuro mais difí­cil. É necessário ter paciência e perseverança.
Filhotes novos urinam e defecam com freqüência pois têm a bexiga e intestinos pequenos. Se você tem um quintal fechado, tente levá-lo para fora e colocar em um local adequado sempre que fizer menção de que precisa se aliviar. A primeira coisa a fazer de manhã é levá-lo a esse lugar. Esta operação também deve ser repetida à noite, depois de cada refeição e sempre que ele for ficar dentro de casa por longos perí­odos. Fique com ele até que termine, então agrade bem o cãozinho.
Não o puna se ocorrer um acidente. Isso apenas causa confusão e medo. Nunca "esfregue seu focinho" mesmo que ele suje a casa.

 Treinamento básico

Você precisa ensinar a seu filhote alguns comandos básicos. Para que o treinamento surta bons resultados, ele precisa saber responder quando chamado pelo nome e compreender o significado da palavra "não".
Quando seu filhote tiver tomado todas as vacinas, poderá levá-lo para caminhadas curtas. Você deve mantê-lo sob controle todo o tempo em que estiverem em locais públicos. Para isso a coleira e guia são essenciais. Apresente a coleira e a guia a ele e deixe que ele se acostume.
Após seu cão estar acostumado com a guia, você pode começar o treinamento básico. Todos os membros da casa devem estar envolvidos no programa de treinamento. Use palavras curtas como comandos, com vogais que soem bem diferente. Os quatro comandos essenciais são: junto, senta, vem e deita. Dê comandos claros e, sobretudo, seja firme.
Recompense-o com muito carinho quando ele fizer certo. Lembre-se, você não precisa necessariamente dar alimento como prêmio durante o treinamento. Não o puna por não obedecer a um comando - simplesmente não dê reforço positivo. Caso contrário, ele associará o comando à punição.
Mais tarde talvez queira colocá-lo em uma turma de treinamento de obediência para filhotes ou adultos para ampliar seu treinamento. Um instrutor hábil o ajudará a solucionar os problemas que surgirem. As aulas podem começar assim que ele terminar o ciclo de vacinações. Estas aulas são divertidas para vocês dois e permitem que ele se socialize com outros cães.

Ensinando a Fazer Necessidades no jornal

Como ensinar a fazer no lugar certo? Vamos lá!

Nas primeiras semanas, seu cachorrinho não deve ficar solto pela casa toda. Tanto por causa das necessidades quanto por causa da segurança mesmo. Ele é um bebê. Imagine-o como uma criança, que precisa brincar em um local determinado e não pode ficar solta por todo o apartamento.

Agora que você já delimitou o local (área da cozinha, varanda, etc), forre TODO o chão com jornal, sem deixar frestas. Ele tem que ter espaço para fazer as necessidades, além de brincar e dormir. Lembre-se de limpar SEMPRE o jornal, porque ele tem que sentir que as necessidades estão sendo absorvidas.

Deixe-o aí por uma semana (NÃO TIRE, nem com supervisão). Brinque bastante com ele nesse espaço e se ele fizer, estará fazendo no lugar certo. Elogie sempre que o vir fazendo no jornal. Faça festa, incentive.

Na segunda semana, tire uma parte do jornal (onde ele escolheu para dormir) e troque por uma cama (ou paninho), tire o jornal de onde ele come, deixando apenas as tigelinhas. Continue com todo o resto forrado com o jornal.

Vá reduzindo TODO DIA UM POUQUINHO o resto do jornal. Se ele fizer no lugar certo, agrade-o. Se ele fizer no lugar errado, volte o treinamento em um dia. Mantenha ele nesse espaço na segunda semana também. Brinque com ele aí, leve as pessoas para vê-lo nesse espaço. Não se esqueça de deixar os brinquedos para ele.

Na terceira semana, espere que ele coma, faça as necessidades e só aí deixe-o sair. Se ele começar a rodar cheirando o chão, ou a cada duas horas (o que vier antes), leve-o para o espaço com jornal. Só deixe-o sair depois de ter feito as necessidades, mesmo que pareça que ele perdeu a vontade.

Se ele começar a fazer no lugar errado, diga NÃO, pegue-o e leve-o para o espaço. Ele vai fazendo no caminho mesmo, porque ele não tem controle total sobre as necessidades. Se ele terminar no jornal, mesmo que seja uma gotinha, elogie-o como se tivesse acertado. Se não, deixe-o preso até que faça as necessidades no jornal. Não brinque exaustivamente com ele… muitos cães, para não atrapalhar a brincadeira, seguram as necessidades até não aguentar mais e fazem onde estão mesmo. Por isso, brinque bastante, mas não se esqueça de parar de vez em quando e prendê-lo (é igual a criança, é você que tem que lembrá-la que ELA está com vontade de ir ao banheiro).

Também deixe-o preso quando não puder ficar olhando.

Dentro de pouco tempo você vai perceber que ele começa a procurar o jornal sozinho. Elogie MUITO toda vez que ele acertar.
uma dica:  cole o jornal no chão com durex

Cuidando Do seu Filhote !!




Antes de Qualquer coisa você tem que se preparar para receber o seu Bichinho


* Você deve dar ao seu Filhote uma cama, pode ser uma caixa, uma almofada, algo em que ele possa se esquentar, e que seja longe de correntes de ar, não gaste muito nessa fase, pois ele pode simplesmente destruir a caminha dada a ele.  Faça um cantinho só pra ele, um lugar pouco movimentado.
Compre Vasilhinhas de água e comida para ele - preferencialmente as de inox, pois são pesadas e eles não ficam arrastando, são mais higiênicas e fáceis de limpar - , procure deixar onde ele possa beber e comer sem fazer esforço.
 Compre uma ração para Filhotes, e pergunte ao criador o que ele está acostumado a comer, nunca troque a ração de vez, pois o filhote pode dar diarreia, não se alimentar direito, entre outros vários fatores, (o certo é ir misturando a antiga ração com a nova, no começo 90% da antiga ração e 10% da nova, no segundo dia 70% da antiga ração e 30% da nova, no terceiro dia 50% da antiga ração e 50% da nova ração, no quarto dia 20% da antiga ração e 80% da nova, no quinto dia você pode dar só a nova ração. ) É importante sempre fazer esse processo ao trocar a ração do filhote, mas não fique trocando sempre.
Compre um brinquedo para seu filhote mastigar, mas assegure-se de que não seja toxico, e grandes o suficiente para não ser engolido.

Sempre que for comprar ou adotar um filhote, procure sobre a raça, sobre comportamento, tamanho, pelo, tempo de vida, problemas de saúde.

Procure um Veterinário de confiança !!

Vacinas -

É muito importante saber que não se pode andar com o filhote na rua, mandar para pet shop, ter contato com outros cachorros antes de tomar as 3 vacinas obrigatórias, essas vacinas conhecidas como V8 , V10, V11, imunizam contra 7 doenças:

Cinomose / Hepatite Infecciosa / Parainfluenza / Adenovirose / Coronavirose / Parvovirose / Leptospirose

Geralmente os filhotes são entregues com a Primeira dose de vacina aplicada, que são repetidas dando um intervalo de 21 a 30 dias , dado a 3ª dose - alguns veterinários dão uma 4ª dose-, e depois disso será repetida somente o reforço anual.

Obs: Essas Vacinas Abaixam a imunidade do filhote, por isso não é indicado utilizar outro medicamento junto com a vacina .(Nem mesmo o vermífugo)


Vermífugos -

Os vermífugos tem que ser repetidos de 15 em 15 dias , pelo menos até o filhote completar 6 meses. Depois do vermifugo ,em umas 12 horas , seu filhote começará a  eliminar os vermes . VERME PODE MATAR !


Quando o filhote Chega :

* Só compre ou adote um filhote se realmente for dar carinho e atenção a ele.
Nas primeiras noites, o Filhote pode chorar, é normal, mas é bom observar se ele está quentinho,se ele tem água , e se ele está bem. Não dê atenção se  estiver tudo certo com ele, se não, mais ele vai chorar.
Escolha um nome o mais rápido possível, e sempre o chame pelo nome, logo ele aprenderá a entender que é com ele.
Obs :Não fale o nome dele quando for brigar com ele, pois ele pode associar o nome à  algo errado.
Todo filhote precisa de "ums" soninhos durante o dia, então não o perturbe nessas horas.
Nunca deixe o filhote recém chegado com cães ou gatos mais velhos, sem supervisão.

Observe se o filhote não tem pulgas nem carrapatos, pois o carrapato transmite uma doença chamada Babésia  que pode matar seu filhote em questão de horas. Sempre o mantenha Limpo, e sem parasitas.

Alimentação :


Verifique se a ração dada é compatível ao tamanho do seu filhote, fique atento a isso ,pois isso pode fazer diferença  no futuro, cada cão tem suas devidas necessidades nutricionais.
Acostume seu filhote a comer frutas (que não sejam acidas, nem azedas), e algumas verduras, sempre dê vitaminas ao seu filhote.
Nunca Dê chocolates, balas, biscoitos recheados, coisas fritas,ossos, comida , o ideal é só dar a ração , se quiser fazer um agrado ao seu filhote , compre petiscos , que vende em Pet shop.
Sempre que o filhote terminar sua refeição, retire a vasilha, lave-a e guarde-a até a próxima refeição.
Embora leite seja uma fonte de nutrientes para cães jovens, não é essencial para um filhote desmamado. Muitos filhotes e cães já adultos não digerem lactose, isso pode causar problemas digestivos ,e vermes.

Alimente-o com pequenas quantidades de ração especial para filhotes várias vezes ao dia. O número de refeições depende da idade:

  • 6-8 semanas: 4 vezes ao dia
  • 12-20 semanas: 3 vezes ao dia
  • 20+ semanas: 2 vezes ao dia


Garanta que seu filhote tenha suas próprias vasilhas de comida e água, e que elas estejam sempre limpas e com água fresca.
Se seu filhote não quiser comer ração por mais de 12 hrs , ofereça a ele figado de galinha pré-cozido, sem sal, sem óleo  sem nada , só com um pouquinho de água.

Mas se Persistir os sintomas Procure um Veterinário de sua confiança.